Não foi possível sua solicitação!
Verifique sua conexão de Internet.

Ajuda e suporte

Nossa História

O ano é 1969. A cidade, Carazinho. A família do Sr. Luiz Zanferrari chega à cidade vinda do município vizinho de Passo Fundo, e instala um pequeno armazém numa das extremidades da Avenida Flores da Cunha. Consigo, o Sr. Luiz traz sua esposa Olga Perin Zanferrari e seus quatro filhos: Doralei Maria, Adonai Antônio, Tânia Mara e Paulo Roberto. Apenas dois anos após a chegada da família Zanferrari a Carazinho, no ano de 1971, o Sr. Luiz vem a falecer.


Seus dois filhos mais velhos, Doralei (que já era sócia do armazém) e Adonai passam a tomar conta dos negócios da família, dedicando-se ao seu pequeno empreendimento. Em 1976, inaugura, no mesmo local do armazém, um superarmazém, expandindo sua atuação. No mesmo local em 1980 surge o primeiro SUPERMERCADO DA ECONOMIA, que passava a oferecer atendimento de açougue, padaria e caixas.


Passados vários anos após esses primeiros empreendimentos da família Zanferrari em Carazinho, é chegada a hora de expandir os negócios. Em 1990, os irmãos Doralei e Adonai, convidam então seu irmão Paulo, jovem recém-formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Passo Fundo, para fazer parte dos negócios, agregando mais um sócio à empresa. Em 1992, inauguram mais um SUPERMERCADO ECONOMIA, procurando agora chegar ao centro da cidade, instalam a nova loja na Rua Itararé.


Passam-se mais dois anos, e em 1994 a matriz da rede muda de endereço, passando a se situar na Avenida Flores da Cunha, 4260, Bairro Borghetti, em um prédio mais amplo e moderno. Essa grande mudança para a empresa Doralei Maria Leite coincidiu com um grande marco da economia brasileira, pois no primeiro dia de julho de 1994, enquanto era inaugurada a nova sede da matriz, entrava em vigor o Plano Real.


A matriz sedia então, os setores administrativos, de compras, e o depósito central. Nesse ano de 1994, a expansão dos negócios da família Zanferrari passa a ser notada por todos de forma mais evidente, demonstrando a vocação empreendedora dos irmãos que fazem parte da sociedade. Em 1995, os Supermercados Economia foram a primeira rede de Carazinho a automatizar seus caixas, instalando um dos sistemas de automação mais modernos que se encontravam no mercado.


Passam-se mais dois anos, e em 1997 outra loja é inaugurada na Avenida Flores da Cunha, tornando-se a Filial 2 da rede de supermercados. Nesse ano, o ranking da Associação gaúcha de Supermercados aponta a empresa DORALEI MARIA LEITE E CIA LTDA de Carazinho, como a segunda empresa do ramo que mais cresceu no ano, passando da 37ª posição para a 26ª no ranking gaúcho e da 338ª para 259ª no ranking nacional. Em dezembro de 2000, consolidando sua expansão, a empresa reinaugurou sua Filial 1 transferindo a loja da Rua Itararé para uma sede própria, junto à Praça Central da Cidade, contando com bazar e restaurante terceirizado.


No ano de 2001, a empresa recebeu o reconhecimento da cidade da qual tem orgulho de fazer parte, através de seu diretor administrativo e de marketing, Paulo Roberto Zanferrari, que foi agraciado pela comunidade empresarial com o prêmio João de Barro de excelência e empreendedorismo empresarial. Do seu grupo de colaboradores também fazem parte outros membros da família Zanferrari, assim como várias pessoas que trabalham na rede de supermercados desde os primeiros empreendimentos da família, demonstrando a valorização e o investimento que a empresa sempre procurou fazer nas pessoas que dedicam suas potencialidades para este empreendimento.


A empresa sempre priorizou o sistema de promoção de seus colaboradores, que muitas vezes iniciam em cargos de empacotador ou recepcionista e passam para outros setores, agregando maiores responsabilidades, e, por isso, em 2001 implantou a PLR (Participação nos Lucros e Resultados), um programa que visa reconhecer o comprometimento de seus colaboradores através de um incremento em sua remuneração anual.


A partir do ano de 2009, Adonai e Doralei se retiram da empresa por motivo de aposentadoria, e a rede Economia de Supermercados passa a ter uma nova razão social __ZES Supermercados Ltda.__ sendo integrada pelo sócios-diretores Paulo Roberto Zanferrari e Carine Leite da Silva. 


Em novembro de 2011, a rede inovou mais uma vez, inaugurando sua quarta loja, o E-Atacarejo, um novo canal de vendas, pioneiro na cidade. Trata-se de um atacado de autosserviço, que comercializa tanto para pequenas empresas quanto para o consumidor final. Em sede própria, o E-Atacarejo passou a abrigar os setores comercial e de logística.


Sempre em busca de inovação e desenvolvimento, a empresa inaugurou, em 2019, mais um atacado, o E-Atacarejo Unidade 2, desta vez na cidade de Passo Fundo, no bairro São Cristóvão.


Ao longo de sua história, a rede de supermercados e atacarejos Economia tem sido grata a comunidade carazinhense e regional, bem como a todos os fornecedores e colaboradores, por acreditarem em seu potencial empreendedor.